Os números das eleições presidenciais neste segundo turno, revelados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostram um comportamento, no mínimo, curioso dos eleitores alagoanos.
Dentro da região que escolheu majoritariamente a candidata Dilma Rousseff (PT) para a reeleição, 12 cidades de Alagoas elegeriam o candidato derrotado Aécio Neves (PSDB) para a presidência.
E o que mais chama atenção dentro do mapa das eleições 2014 é que no Nordeste o total de municípios onde o tucano venceria foi de apenas 21.
O cientista político Eduardo Magalhães explica que o 'fenômeno' se deu por conta do nível de satisfação do eleitorado com a administração local de cada cidade. "Se o cidadão está amparado socialmente pela administração municipal, ele não se sente inseguro com a possibilidade de perder um benefício federal", comentou.
Ainda de acordo com Magalhães, as urnas refletem o interesse pessoal do eleitor, que coincide com o da maioria. "Isso mostra que o fato do cidadão ser beneficiado por algum programa social não o prende a nenhuma corrente política, desde que o engajamento da liderança política do município seja em prol do povo", acrescentou.
Conforme os dados do TSE, em Alagoas, Aécio venceu em Maragogi, Porto Calvo, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Jundiá, Matriz do Camaragibe, Flexeiras, São Miguel dos Campos e Coruripe.
As outras 9 cidades nordestinas onde venceu o tucano foram: Luís Eduardo Magalhães (BA), Vitória da Conquista (BA), Itapetinga (BA), Eunápolis (BA), Buerarema (BA), São Pedro dos Crentes (MA), Campina Grande (PB), Serra da Raiz (PB), Taquaritinga do Norte (BA).




0 comentários: