AS + LIDAS

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Com redução no repasse do FPM, prefeitos alagoanos são obrigados a demitir funcionários e cortar salários

Crise financeira atinge cerca de cinco mil prefeitura e impede gestores de manter as contas em dia
Atingindo cerca de cinco mil prefeituras no Brasil, a crise financeira gerada pela redução no Fundo de Participação aos Municípios (FPM) tem obrigado os chefes de Executivo em Alagoas, assim como em outros estados, a adotarem medidas urgentes para conter despesas, enxugar a folha e manter as “contas em dia”. A exemplo das prefeituras de Maceió, Viçosa e Arapiraca, Igaci também entrou na fase de “cortes”. Segundo anunciou ontem (31) o prefeito da cidade, Oliveiro Torres Piancó (PMDB), os funcionários contratados pelo município serão demitidos e o salário do próprio gestor, dos secretários e de comissionados terá redução de 10%.
Segundo o prefeito, a justificativa é por conta do “impacto financeiro na folha” que, em função dos pisos salariais que subiram e são equiparados aos nacionais, além da redução do FPM, não consegue manter o que determina a legislação no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
“Tivemos que fazer esses ajustes para que a Prefeitura continue funcionando. As medidas em cortar gastos nas Secretarias, demitir contratados e reduzir os salários dos comissionados foram importantes para diminuir o impacto financeiro nas finanças do Executivo. Se não tomássemos estas medidas estaríamos descumprindo o que determina a legislação e seremos punidos pela LRF. Vamos manter ainda os serviços essenciais para população até que a gente consiga recompor a receita do município”, explicou o prefeito.
Oliveiro Torres disse também que determinou a suspensão das gratificações e diárias, bem como, a extinção de algumas pastas do seu governo. “Tudo para minimizar a crise que se instalou em Igaci e assim darmos continuidade a nossa administração”, concluiu.
Maceió
Por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, a Prefeitura de Maceió anunciou nesta semana que alterou o cronograma de pagamento da folha salarial dos servidores comissionados já a partir deste mês de outubro de 2014. Em nota, a Prefeitura informou também que a alteração será adotada inicialmente por 6 meses, podendo ser encerrada ao fim deste prazo.
A medida, no entanto, não representa nenhuma alteração no pagamento dos servidores efetivos ativos e inativos (aposentados) do município, maior contingente de trabalhadores municipais composto por mais de 20 mil servidores.
Somente neste mês de outubro a frustração de receita do município com a queda do FPM foi de 8%. De acordo com a Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio de Maceió (SEMARHP), a folha salarial total de Maceió chega a valores próximos de R$ 73 milhões mensais.
Arapiraca
A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, também anunciou medida para ajudar o município a superar a crise gerada pela redução do FPM.  Em reunião na última semana, a chefe do Executivo Municipal anunciou que reduzirá o próprio salário em 50% e o de mais 19 secretários em 40% já a partir de novembro.
Viçosa
A demissão de médicos e redução da carga horária do Programa Saúde da Família (PSF) pegaram vários profissionais da área de surpresa em Viçosa, na Zona da Mata de Alagoas. A determinação do prefeito Flaubert Filho é justificada na contenção de gastos principalmente pela falta de recursos, após a queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Médicos, enfermeiros, odontólogos e outros profissionais das demais especialidades foram dispensados pelo gestor; já aqueles concursados que trabalham nos postos do PSF serão, a partir do mês de novembro, remanejados para outras funções, com redução da carga horária e salarial. Apenas os clínicos gerais foram mantidos e o efeito dessa decisão deverá ser sentido nos próximos dias: a população precisará ir a Maceió para atendimento.
Segundo apurou o CadaMinuto com profissionais da saúde, o comunicado foi feito durante reunião, esta semana, com a secretária de Saúde, Kenya Valença, dando a justificativa de que a falta de verba vem dificultando os trabalhos na cidade. Isso acarretou nas demissões e remanejamentos dos servidores concursados.
Por: Cada Minuto

Postagem mais recente Postagem mais antiga

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DESTAQUE DO DIA

BRANCA DE ATALAIA

PARTICIPE SEU VOTO E MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO POVOADO

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A BRANCA DE ATALAIA VIM A SE TORNAR UM DISTRITO,O QUE VOCÊ ACHA ?
BOM
RUIM
NÃO CONCORDO

BLOCO RESSACA CURADA 01/03/15 COMFIRA AS FOTOS

SEU VOTO E MUITO IMPORTANTE

NA SUA OPINIÃO QUAL DOS VEREADORES ESTÃO TRABALHANDO MAIS PELA BRANCA DE ATALAIA
RICARDO CALHEIROS
CAL
TACINHO

ESPORTE

ULTIMAS NOTICIAS ATUALIZADAS EM ALAGOAS PORTAL BRANCAWEB

EDUCAÇÃO

PUBLICIDADE

SOCIEDADE

MUSICAS

Letras de Gadget

CONCURSOS ABERTOS

SAÚDE E BEM-ESTAR

ECONOMIA

All Rights Reserved.

Traduzido Por: BRANCAWEB - Designed: IVANILDO SILVA

Top